quinta-feira, 23 de junho de 2011

A poderosa linhaça

A semente do linho é utilizada em tratamentos desde o antigo Egito, aonde era empregada para tratar ferimentos. Atualmente a linhaça marca presença em grandes centros de pesquisa. Os benefícios da linhaça não param de surgir, a cientista Lilian Tompson da Universidade de Toronto no Canadá comprovou que a poderosa semente foi capaz de evitar que tumores em pacientes com câncer de mama crescessem e se espalhassem pelo organismo. Além disso, a linhaça auxilia na digestão, na eliminação do colesterol ruim, na perda de peso, contribui para a desenvolvimento celular, afastando o envelhecimento precoce, é rica em ômega-3 e ômega-6 que juntos garantem a saúde cardiovascular, os benefícios são muitos. Porém, para aproveitar todos esses benefícios, algumas medidas devem ser tomadas, a semente crua possui proteínas que impedem a absorção de seus nutrientes pelo organismo, para que isso não aconteça basta aquecê-la por 15 minutos ou ainda triturar a semente no liquidificador já que sua casca é muito resistente. Ainda não existe uma medida certa para o consumo da linhaça, alguns nutricionistas dizem que 25 gramas por dia são o suficiente.
Existem dois tipos de linhaça:
A dourada – Esse tipo é mais difícil de encontrar aqui no Brasil já que ela prefere climas frios, geralmente é importada. Seu maior diferencial é o sabor mais suave.
E a marrom – Por ser nativa da região mediterrânea se adaptou muito bem ao nosso clima quente, por isso já é encontrada em grande quantidade por aqui. Sua casca é mais resistente, por isso a necessidade de triturá-la, já que a casca impede a liberação de seus poderosos nutrientes. Os nutrientes são os mesmos da sua variedade dourada.

Autor: Casa Vitana
Fonte: Busca Saúde