terça-feira, 14 de junho de 2011

Alimentos antirrugas

Morango, romã, tomate... Saiba mais sobre os alimentos que ajudam no combate ao envelhecimento precoce da pele




Nascer, crescer e envelhecer. Esse é o processo natural da vida e todos nós já sabemos que é impossível evitar o envelhecimento da pele e o aparecimento de rugas. Porém, é possível retardá-la ou adiantá-la – e uma das formas mais eficazes de fazer isso é por meio da alimentação. “O conjunto da alimentação é que favorecerá uma aparência mais saudável e poderá retardar, sim, o envelhecimento”, diz a vice-presidente da SBAN (Sociedade Brasileira de Alimentação e Nutrição), Silvia Cozzolino. “Entretanto, mesmo com esse cuidado não é possível garantir que uma pessoa não terá rugas com o passar dos anos, pois todas nossas células têm um tempo de vida e sua renovação se modifica com a idade, sendo muito mais lenta após os 60 anos”, diz.

Segundo ela, a alimentação deve ser rica em frutas, legumes e verduras, além do leite e seus derivados e carnes magras. Se você quer ter uma pele saudável por mais tempo, toda atenção ao colágeno: proteína com função primordial na formação do tecido conjuntivo e a mais abundante no organismo. A nutricionista Karina Severo Lins Pimentel, que faz parte da diretoria da Associação Brasileira de Nutrição (Asbran) conta que a partir dos 30 anos, a produção natural do colágeno começa a cair. “Torna-se necessário, então, a ingestão alimentar desta proteína, junto com os alimentos considerados antioxidantes

Ajuda dos alimentos
Alguns alimentos preciosos podem dar uma mãozinha e tanto quando o assunto é o retardamento do envelhecimento da pele. Conheça alguns:

Morango: fruta que possui baixo valor calórico e boa fonte de vitamina C, ácido fólico, betacaroteno (pró-vitamina A), cálcio, fósforo, ferro, potássio. Contém também fitonutrientes (antocianinas e elagitaninas). “Ele faz parte da preciosa lista de alimentos com propriedades antioxidantes, auxiliando no combate da degradação celular e envelhecimento da pele por combater os radicais livres”, explica Karina. A Nutricionista diz que há evidências científicas de que também é fonte de uma substância denominada ácido elágico: antioxidante, encontrado também em framboesas, em alguns legumes e nozes, que tem efeito fotoprotetor e previne os danos da exposição aos raios ultravioletas, como as temidas marcas do tempo.

Romã:
fruta muito conhecida e utilizada na medicina popular por suas propriedades terapêuticas naturais. Tem despertado interesse na área de pesquisa e é também considerado um fitoterápico. Seus principais componentes nutricionais são vitamina A e o complexo B, cálcio, ferro, fósforo e potássio. “Ela também é considerada uma ótima fonte de manganês. Várias pesquisas indicam que a romã, tanto a polpa quanto as sementes, possui grande atividade antioxidante”, diz a nutricionista.

Tomate: além da vitamina C, baixo valor calórico, rico em água, potássio e fósforo, o tomate contém licopeno, que participa no combate ao envelhecimento da pele. Portanto, esse alimento e seus derivados (molhos e extratos de polpa) é boa fonte de poderosos combatentes ao envelhecimento precoce da pele. O organismo aproveita ainda mais o licopeno após o cozimento do alimento. E, quanto mais vermelho e maduro o tomate, maior a concentração do licopeno.

Brócolis: da mesma família da couve-flor, do repolho, da couve, é uma hortaliça com propriedades antioxidantes, por conter principalmente vitamina C, A, fibras, cálcio, zinco e ácido fólico. “Alguns estudos evidenciram que as propriedades nutritivas do brócolis podem atrapalhar o crescimento de células de melanoma (tipo de câncer)”, diz Karina.

A nutricionista ressalta que as propriedades antioxidantes desses alimentos são poderosas no combate a tumores, aliado, obviamente, ao estilo de vida saudável.
Fonte: Além da beleza

  •