quarta-feira, 22 de junho de 2011

Exercícios para redução do estresse


exercicio-reducao-estresse-200

Como você já sabe, o exercício faz bem ao seu corpo. Mas sabia que também pode diminuir a produção dos hormônios do estresse? É verdade. Da mesma forma que o exercício regular tem de prevenir doenças e construir músculos também pode ajudá-lo a gerir melhor o stress.

Como é que o exercício reduz o stress?
O exercício aumenta a sua saúde geral e seu senso de bem-estar, o que coloca mais energia em seus passos todos os dias. Mas também podem ser direcionados à redução de estresse.
• Ele bomba suas endorfinas. A atividade física contribui na produção das endorfinas. Embora esta função é muitas vezes referida à um corredor experiente, um excitante jogo de tênis ou uma caminhada na natureza também pode contribuir para essa mesma sensação.
• Meditação em movimento. Depois de várias voltas na piscina, você perceberá que esqueceu dos dilemas e irritações do seu dia e concentrou-se apenas nos movimentos do seu corpo. Quando você começa a derramar suas tensões através da atividade física, resultando em energia e otimismo, vai aos poucos se tornando numa pessoa mais clara e calma em tudo o que você faz.
•Além disso, melhora o seu humor. O exercício regular pode aumentar a auto-confiança e reduzir os sintomas associados com leve depressão e ansiedade. Isso pode diminuir os seus níveis de estresse dar-lhe um sentido de comando sobre o seu corpo e sua vida.
Como começar
Para um programa de exercícios bem sucedido, tome nota destes passos simples.
• Consulte um médico. Especialmente se você tem uma história de doença cardíaca ou de outros fatores de risco.
• Caminhe antes de correr. Construa o seu nível de aptidão gradualmente. Sobrecarga de exercícios pode trazer graves consequências para a saúde. Além disso, se você começar o seu programa lentamente, as chances de permanecer nele são maiores.
• Faça o que você gosta. Não treine para uma maratona se você não gosta de correr. Todas as formas de movimento pode aumentar o seu nível fitness diminuindo simultaneamente o seu estresse. A coisa mais importante é a de escolher uma atividade que você goste.
• Escolha uma horário e cumpra-o. Embora o seu cronograma possa requerer algumas horas pela manhã e à noite, agende-se e torne prioritário fazer seus exercícios.
A motivação para não parar
Iniciar um programa de exercícios é apenas o primeiro passo. Aqui estão algumas dicas para começar uma nova rotina:
• Defina alguns objetivos. É sempre uma boa idéia iniciar ou alterar um programa com objetivo em mente. Se o seu objetivo principal consiste em reduzir o stress e recarregar as baterias, os seus objetivos poderão incluir andar no horário do almoço durante uma hora, três vezes por semana, ou se necessário, encontrar uma baby sitter para cuidar de seus filhos para que você possa fazer seus exercícios.
• Encontre um amigo. Saber que alguém está à espera no ginásio, parque ou acadêmia pode ser um poderoso incentivo. Exercitar-se com um amigo, colega de trabalho ou membro da família muitas vezes traz um novo nível de motivação.
• Mude a sua rotina. Se você sempre for um corredor por natureza, dê uma olhada em outras opções menos competitivas que podem ajudar na redução do estresse, como yoga ou Pilates
Exercício = menos stress
Seja como for, não torne o exercício como mais uma coisa na lista de tarefas. Encontre uma atividade que você aprecie e a torne parte da sua rotina. Qualquer forma de atividade física pode ajudar a desanuviar e se tornar uma parte importante na sua abordagem para aliviar o stress.

Fonte: Vida, Saúde e Beleza